Plastificação a Quente

OXO-BIOdegradável mate

Filme de polipropileno biorientado mate Oxo biodegradável para aplicação a quente.

A sua aplicação principal é a laminação em papel, papel impresso e cartão.

Através do processo de laminação, o filme oferece ao material impresso uma excelente reprodução de cores e qualidade de imagem, tornando-o ideal para laminação de capas de livros, brochuras, pósteres e revistas.

Fornecido numa face com cola base EVA senda a outra face fornecida com tratamento corona para possibilitar o processamento à posteriori (impressão, verniz uv, estampagem, etc).

Filmes Oxo biodegradáveis ​​são filmes convencionais, neste caso à base de polipropileno, aos quais é adicionado um aditivo que acelera a quebra das ligações químicas entre as moléculas.

Os produtos resultantes da quebra destas ligações químicas ficam disponíveis para a decomposição por microrganismos normalmente presentes na natureza, como bactérias, fungos e algas, sendo o resultado do processo a produção de CO2, água, metano (em condições anaeróbicas) e biomassa.

De facto, o processo não é o de uma simples fragmentação: a cadeia polimérica é desmontada e seus constituintes básicos se tornam disponíveis para digestão aeróbica por microrganismos.

A maior sustentabilidade ambiental desses produtos em comparação com os produtos padrão é, portanto, dada pela sua maior taxa de degradação, que é ativada em condições particulares.

Ao se bio degradar, o filme contribui para reduzir o acúmulo de resíduos no meio ambiente.

No entanto, o aditivo não ativa o processo em condições normais de uso, mas o acelera assim que é iniciado.

Condições especiais de calor e/ou exposição ao sol, bem como a presença de oxigênio, são necessárias para ativá-lo. Portanto, o produto é formulado para iniciar o processo quando descartado em aterros, sob condições específicas.

A taxa de degradação de um filme plástico convencional dentro de um aterro sanitário pode exceder 50 anos. Um filme Oxo biodegradável, uma vez ativado o aditivo e mantendo a fase aeróbica, pode se degradar em menos de três anos.

Este filme possui características físicas e de manuseamento semelhantes às do filme tradicional e não requer precauções especiais de uso.

Solicite a ficha técnica